Primeiro lote das vacinas da Janssen chegou ao Brasil com 1,5 milhão de doses. O avião com a carga aterrissou na manhã desta terça-feira, 22, ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. As informações são do portal G1.
A previsão inicial era que o País recebesse 3 milhões de doses até 15 de junho, mas não foi confirmada. De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen, que não teria explicado os motivo. Em entrevista, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a vacina da Janssen “é muito útil” por ser de dose única, proporcionando uma vacinação “mais rápida” da população. Ele não detalhou se as doses serão direcionadas a algum grupo específico.
Segundo a farmacêutica, esta primeira entrega é parte de um acordo firmado em março de 2021 com o
Ministério da Saúde para a compra de 38 milhões de doses da vacina da Janssen. A vacinação
será feita de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Diferente de outros imunizantes, a vacina da Janssen é aplicada em dose única. As vacinas da Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford requerem duas doses para completar o ciclo de imunização da população.