O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quarta-feira (30) uma resolução sobre as eleições municipais de 2024. O texto aprovado em reunião proíbe apenas apoio a candidaturas identificadas com bolsonarismo. Alianças municipais com o PL não foram descartadas.
“Se o candidato a prefeito declarar que estará conosco em 2026, mesmo estando no PL, é permitido [aliar-se]”, disse o Secretário de comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), em entrevista à Folha de São Paulo.
Sobre a política de alianças, o diretório nacional determinou ainda o seguinte:
1) para além da nossa federação, estão autorizadas alianças com a federação integrada por PSOL e Rede;
2) estão autorizadas alianças com partidos e lideranças que apoiaram Lula no primeiro turno das eleições de 2022;
3) não é necessária aprovação prévia no caso de receber apoios de partidos e lideranças que apoiaram Lula no segundo turno das eleições de 2022″, diz o texto.
REELEIÇÃO DE LULA
Outro ponto destacado na resolução é a reeleição do presidente Lula. O Diretório Nacional do partido não descartou a possibilidade da candidatura do líder petista e tratou as eleições do próximo ano como decisivas para que isso seja possível.
“E promover a mobilização social no maior número possível de municípios para a construção política de muitas vitórias eleitorais para mudar a realidade das cidades e localidades, contribuir com as transformações necessárias no país, para reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de país”, encerra o texto