O presidente do PP Ceará, deputado AJ Albuquerque (PP-CE), destituiu o próprio pai, Zezinho Albuquerque, do diretório municipal do PP em Fortaleza. Em seu lugar, assume Raphael Jespersen de Athayde.
A decisão ocorreu nessa quarta-feira, 24, e foi informada pelo deputado federal ao colunista Henrique Araújo, do O POVO. O parlamentar não explicitou os motivos para a mudança, que ocorre em plena corrida eleitoral em Fortaleza.
“Escolhi uma pessoa minha”, comentou sobre o sucessor do pai na presidência. Questionado sobre quem seria, ele apenas reforçou: “Raphael, uma pessoa minha.”
O PP integra a base do governador Elmano de Freitas, que é filiado ao PT e apoia como postulante a prefeito de Fortaleza o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão (PT). Sigla já foi, no entanto, da base do prefeito José Sarto (PDT), que tenta a reeleição, filiado ao PDT.
Zezinho, inclusive, já esteve no PDT, mas saiu em 2022, integrando o PP, na época já presidido pelo filho em nível estadual.
Em setembro do ano passado, AJ Albuquerque reafirmou apoio ao grupo político do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), mas indicou que isso não impede que o PP se articule com outras forças políticas, em determinados municípios, d