No Ceará, de um total de 87,6 mil crianças que estavam no 2º ano do ensino fundamental (série que junto a 1ª tem como foco a alfabetização) em 2024, 83,6% estavam alfabetizadas. O índice foi medido no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), prova realizada anualmente pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nas 184 cidades cearenses para os alunos do 2º, 5º e 9º ano do fundamental e 3ª série do ensino médio. Os dados de 2024 foram publicizados pela gestão nos últimos dias do mês passado.
A avaliação censitária aplicada em larga escala, de modo geral, mede o desempenho dos alunos do Ceará em português e matemática e apresenta o retrato mais atualizado da aprendizagem em cada município, com nível de detalhamento por rede escolar, escola e turma. Este ano, a avaliação do 2º ano, chamado de Spaece-Alfa, passou a trabalhar em uma escala de 0 a 1000.
Nesse parâmetro é considerada alfabetizada a criança que alcança 600 pontos de proficiência. Como esse parâmetro foi alterado, não é adequado comparar as proporções de agora com índices do Spaece de anos anteriores.
Nas demais cidades do Ceará o cenário foi diferente, com os municípios sendo enquadrados como proficientes (atingiu entre 600 e 700 pontos) ou avançadas (mais de 700 pontos). Em todos os demais, mais de 54% das crianças estavam alfabetizadas. No total, 25 cidades atingiram o índice de 100% de alfabetização. (Confira lista abaixo)
- Catunda
- Ipaporanga
- Ipueiras
- Nova Russas
- Antonina do Norte
- Baixio
- Potiretama
- Farias Brito
- Choro
- Piquet Carneiro
- Solonópole
- Alcântaras
- Coreau
- Forquilha
- Graça
- Groaíras
- Hidrolândia
- Meruoca
- Mucambo
- Pacujá
- Pires Ferreira
- Reriutaba
- Senador Sá
- Varjota
- Guaramiranga



