A tradicional MotoRomaria do município de Ipueiras ao distrito serrano de Nova Fátima chega a sua 10ª edição. Neste ano o ato de devoção e fé será realizado em um sábado, dia 13 de maio. Em 2022 o evento religioso voltou após dois anos de paralisação em virtude da pandemia da Covid-19.
A concentração será na praça da Igreja Matriz a partir das 5h30 da manhã com benção dos veículos com saída pontualmente às 6h. Uma missa será celebrada no Santuário de Fátima a partir das 8h.
Segundo os organizadores, é esperado que na edição deste ano um maior público compareça já que por sua vez será em um sábado.
O evento é realizado pelos MotoRomeiros de Ipueiras, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, rádio Vox FM, Portal Regional e da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima.
Tradição
Em um sábado (13) de maio a o Praça e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Comunidade Nova Fátima, em Ipueiras, na Chapada da Ibiapaba foi lugar para a inauguração do Santuário de Fátima. Uma obra prometido pelo ex-governador Cid Ferreira Gomes ainda no ano de 2008.
O governador chegou ao local acompanhado do prefeito de Ipueiras, na época Nenem do Cazuza; do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins e do Bispo de Crateús, Dom Jacinto Brito, que realizou ato ecumênico em bênçãos à imagem de Nossa Senhora de Fátima. A imagem inaugurada mede 13,5 metros de altura, sob uma base de 5,2 metros de altura, que abriga um santuário com capela de 106 metros quadrados. Foram investidos na construção R$ 575.067,37, sendo R$ 500 mil do Governo do Estado e o restante contrapartida da Prefeitura de Ipueiras.
Desde a inauguração a tradição da motoromaria se estende com muitos devotos e fiés acompanhando anualmente o tradicional 13 de Maio.