Três corpos são encontrados em embarcação em alto mar em Fortaleza

Os corpos de três pessoas, dois homens e uma mulher, foram encontrados – já em estado avançado de decomposição, dentro uma embarcação em alto mar pela Marinha do Brasil, na orla de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 1º. Segundo informações da polícia Federal (PF), que investiga o caso, o barco foi ancorado no Porto do Mucuripe, na Capital.

A instituição informou que os corpos foram localizados por pescadores da área e por embarcações, que  denunciaram achado as entidades de segurança. Equipes de órgãos como a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), se dirigiram então ao local e encontraram os cadáveres dentro do equipamento, junto a diversos aparelhos celulares, que foram apreendidos por agentes.

Atualização:

A PF investiga o caso e aguarda dados da necropsia para dar prosseguimento às investigações. Além dos aparelhos telefônicos, foram encontrados no barco dois motores, um dispositivo de GPS e pequenas quantidades de dinheiro utilizado em países africanos: uguia, dinheiro corrente na Mauritânia, e franco CFA, moeda corrente em nove países da África. Alguns dólares e euros também foram achados.

Havia ainda anotações com números de telefones da França e da Espanha, e dois cartões bancários, um de uma instituição financeira do Mali e outro de Togo, ambos países do continente africano que, inclusive, fazem uso do franco CFA.

Se a hipótese de que o barco saiu da África se confirmar, será possível dizer que a pequena embarcação fez uma viagem, no mínimo, demorada. Mais de 7 mil quilômetros separam a África do Ceará. E isso em linha reta, considerando uma rota aérea que atravessa o Oceano Atlântico.

No entanto, a Polícia espera os laudos cadavéricos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e a extração dos dados dos celulares e do GPS para começar um trabalho de cooperação policial internacional na tentativa de identificar as três pessoas. Não há informações sobre a previsão para conclusão desses laudos.

A expectativa é que o trabalho da Perícia colabore para descobrir as origens dos corpos e o destino ao qual pretendiam chegar, além de saber com quem aquelas pessoas mantiveram contato e quais as circunstâncias de suas mortes. Até o momento, muitas hipóteses são levantadas.

Os dois homens e a mulher se tratavam de imigrantes que tentavam chegar à Europa ou de vítimas de tráfico de pessoas? A viagem começou na pequena embarcação onde foram encontradas ou em outra maior de onde teriam sido retirados por algum motivo? Os três teriam envolvimento em alguma atividade criminosa?

“Todas estas são linhas possíveis de investigação que devem começar a ser confirmadas ou afastadas dependendo dos resultados das necropsias e das extrações de dados dos equipamentos”, explica a PF em nota ao O POVO.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade