Vacinômetro: 26,38% da população cearense recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19

O Ceará tem 2,4 milhões de pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O total equivale a 26,38% de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado e que também aguardam receber a segunda dose (D2) para completar a imunização contra a doença. Em relação à população que recebeu as duas doses da vacina, o Estado soma 1.088.560 pessoas imunizadas. Durante a campanha de vacinação contra a doença, foram aplicadas 3,5 milhões de doses no Estado.

As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quarta-feira, 16. Já as estimativas da quantidade populacional são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A plataforma mostra ainda que, nas últimas 24 horas, 106 mil pessoas receberam a D1 no Estado.

No balanço dos imunizantes que chegaram ao Ceará, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, 4,2 milhões de vacinas foram entregues ao Estado e foram distribuídas aos 184 municípios. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Até amanhã, o Ceará deve receber mais dois lotes de vacinas. São 93.600 doses da Pfizer, que devem chegar na noite desta quinta-feira, 17, e 63 mil doses da Coronavac, que chegarão na manhã desta sexta-feira, 18.

Campanha de vacinação

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, 151 municípios iniciaram a vacinação do público geral, de 18 a 59 anos, conforme a Sesa. Dentre eles, estão Fortaleza, Caucaia e Eusébio; a nova etapa da campanha acontece de forma escalonada por ordem decrescente de idade, a partir dos 59 anos. Para receber a vacina na Capital, as pessoas devem estar devidamente cadastradas na plataforma Saúde Digital.

Como forma de intensificar o número de pessoas cadastradas na plataforma, a Prefeitura de Fortaleza anunciou na última quinta-feira, 10, o mutirão para cadastro da vacinação em 30 locais na Capital. A mobilização busca realizar o cadastramento de pessoas que não conseguiram efetivar o processo por falta de recursos, como internet e equipamentos eletrônicos, ou que não sabem como se cadastrar.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade