Visando garantir a segurança dos eleitores cearenses durante o andamento do pleito eleitoral em todo o Ceará, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), realizou, na manhã desta quarta-feira (07), o embarque do efetivo extra de profissionais que irão reforçar o trabalho da corporação na Operação Eleição 2024. Ao todo, 1.274 policiais militares viajarão para todas as regiões do Estado.
O governador Elmano de Freitas, que acompanhou o envio das tropas, ressaltou a garantia da segurança para os cearenses durante as eleições municipais. “Nós estamos fazendo isso de maneira planejada, em reuniões com a Justiça Eleitoral. Aqui nós tivemos reuniões com a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o Ministério Público Eleitoral, para que possamos, assim, garantir a democracia no estado do Ceará e para que tenhamos reforço em todos os 184 municípios do Ceará”, destacou o chefe de estado cearense.
“E nos municípios que apresentaram situações que exigiam a atuação da polícia, nós fizemos investigações e prisões. Tivemos prisões em Sobral, prisões em Santa Quitéria, em Quixeramobim, prisões em Iguatu, e nós vamos continuar nesse trabalho intenso para garantir ao cidadão o seu direito de escolher livremente aquele que ele considera que deve ser o prefeito ou a prefeita da sociedade”, concluiu o governador Elmano de Freitas.
Todos os municípios cearenses receberão reforço policial. Nesta quarta-feira (02), 948 policiais militares saíram do Quartel do Comando Geral da PMCE, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com destino a todas as regiões cearenses. Na última segunda-feira (30), 326 militares já seguiram para 39 cidades. O embarque dos policiais foi acompanhado, também, pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá.
O gestor da SSPDS, Roberto Sá, destacou o trabalho integrado tanto entre os órgãos vinculados à secretaria como entre as forças federais e eleitorais. “Para a nossa atuação no período eleitoral, há um planejamento integrado com o Ministério Público Eleitoral, com o MPCE, com a Justiça Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e também com todas as nossas Forças de Segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a nossa Perícia Forense. Estamos trabalhando em conjunto, integrados, para que possamos aplicar, somente na semana de eleições, 21.560 homens das nossas Forças de Segurança”, ressaltou o gestor da SSPDS.