O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Ataliba, anunciou nesta quarta-feira, 10, que o cadastro para o pagamento de um auxílio de R$ 1 mil para profissionais do setor de alimentação fora do lar, desempregados no contexto da pandemia de Covid-19, começa a partir do dia 29.
A promessa havia sido feita pelo governador Camilo Santana (PT), na semana passada. Ataliba informou que esse prazo é necessário para o desenvolvimento da plataforma de inscrição. O benefício deve ser pago em duas parcelas de R$ 500.
O secretário detalhou também o status do andamento de outras medidas anunciadas para o segmento. “Quanto à isenção do IPVA, a minuta do decreto já está pronta e está sendo encaminhada ao governador Camilo Santana nos próximos dias para ele assinar. Em relação à isenção na tarifa de água, a Cagece já vem fazendo todo o levantamento daqueles que serão beneficiados com as medidas. Por último, com relação ao Selo Lazer Seguro, na próxima semana já vamos fazer uma reunião final de alinhamento com a Abrasel-CE”, explicou.
O segmento de bares e restaurantes estima que, apenas nas três últimas semanas de fevereiro, teriam sido perdidos dois mil postos de trabalho em Fortaleza. Esse número chegaria a 10 mil, desde o início da pandemia.