O sol que predomina na maior parte do ano no Ceará perdeu força nesta semana após as primeiras chuvas da chamada pré-estação chuvosa. A temperatura ficou mais amena em todas as regiões do Estado, conforme indica o painel da Fundação Cerense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nesta quinta-feira, 19, os termômetros marcaram menos de 30°C na maioria dos municípios, o suficiente para muitos cearenses tirarem do armário o bom e velho casaco.
A temperatura mais baixa foi registrada em Poranga, na Serra da Ibiapaba, onde a mínima atingiu 21,6 °C. Na mesma região, cercada por serras, o município de São Benedito teve 22,2 °C. No Cariri, os índices também variaram para baixo em relação às primeiras semanas de janeiro. Araripe (23,4 °C ), Juazeiro do Norte (24,1 °C ) e Missão Velha (25,7 °C ) foram as cidades com as temperaturas mais baixas.
A maior máxima foi em Piquet Carneiro, no Sertão Central e Inhamuns, onde os termômetros registraram 30,6 °C. Nas outras cidades monitoradas pela Funceme, as temperaturas não ultrapassaram 27,7 °C . Em Fortaleza, por exemplo, a mínima foi de 24,5°C e a máxima ficou em 25,2°C . Os dados são referentes à última atualização do painel, às 20 horas desta quinta-feira.
