Mais de 3.500 pessoas estão desalojadas ou vivendo em áreas de risco em 15 cidades que decretaram situação de emergência no Ceará por conta das fortes chuvas neste mês. Até o momento, três pessoas morreram e uma está desaparecida devido às enxurradas. Os dados são do balanço feito pela Defesa Civil do Ceará.
Do dia 1º de março até essa segunda-feira (27), oito cidades já registravam o dobro de volume de precipitações previstas para todo o mês.
MORTES E DESAPARECIMENTO
Em meio às fortes chuvas, famílias acumulam prejuízos materiais e emocionais com perdas de casas, móveis, eletrodoméstico, animais e vidas.
As três mortes ocorreram no último dia 16, após um deslizamento de terra soterrar uma casa em Aratuba, na região do Maciço de Baturité. As vítimas eram da mesma família e tinham 21, 8 e 2 anos e 4 meses, respectivamente. Nessa quarta, um servidor público de Piquet Carneiro desapareceu após pular de um carro durante uma enxurrada no trecho da CE-166, em Senador Pompeu.
EMERGÊNCIA
Até esta segunda-feira (27), 15 municípios estavam em situação emergência por conta das chuvas. Os dados são da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e de decretos municipais.
Os municípios em emergência são:
- Senador Pompeu
- Mauriti
- Milhã
- Itapaje
- Umirim
- Tururu
- Porteiras
- Groairas
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Aratuba
- Itapipoca
- Guaramiranga
- Uruburetama
- Missão Velha
No caso de Senador Pompeu, a Aprece informou que o gestor decretaria a emergência ainda na segunda. Já Mauriti publicou decreto de situação de emergência e calamidade na noite dessa segunda (27).
Dentre as cidades em estado de emergência, três estão entre as 10 maiores de precipitações acumuladas em março: Itapipoca, com 581.6 mm; Uruburetama, com 562.5 mm; e Milhã, com 517 mm. Os volumes contemplam o período de 1º a 27 de março.
DESABRIGADAS OU EM RISCO
O capitão André Sousa alerta que o número expressivo de pessoas desabrigadas ou vivendo em área de risco é preliminar e contempla, principalmente, municípios que registraram desastres com as fortes chuvas, como enxurradas e deslizamentos.