Após o caso de supostas mensagens de massacres na instituição no início destas emana, a direção do Colégio Estadual Otacílio Mota por meio do diretor Renato Moreira visando estabelecer a sensação de segurança para os funcionários e alunos estiveram recebendo a visita do comando do BP Raio Ipueiras por meio do 1º Tenente Célio Júnior Lourenço.
A ideia é que a presença da polícia nas escolas e nos arredores possa dissuadir qualquer pessoa que tenha a intenção de realizar ações que possam prejudicar o ambiente escolar.
Nota Oficial Estado do Ceará
Em Nota Oficial, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), afirmou que informações relacionadas a ataques às escolas nas mídias sociais têm sido monitoradas pela inteligência da Polícia Civil do do Ceará (PCCE).
A secretaria informou também, que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza paradas de viaturas em pontos bases na frente de escolas públicas e privadas, bem como ações desenvolvidas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), que vem promovem a aproximação da polícia e da direção das escolas com o objeto e evitar ocorrências relacionadas a supostas ameaças.
Fake News
A SSPDS-CE ressalta a importância das pessoas confirmarem qualquer informação que recebam antes de divulgarem nas redes sociais. Sobre os perigos da divulgação de fake news, a pasta frisa ainda que provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto é crime, com pena de quinze dias a seis meses, ou multa (Artigo 41, do Decreto-Lei 3.688/1941).

