El Niño pode influenciar quadra chuvosa de 2024 no Ceará

A tendência de formação do fenômeno El Niño já preocupa os meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com isso, o Ceará pode registrar menos chuvas em 2024 e o alerta para boa alocação de recursos hídricos continua, mesmo após uma quadra chuvosa com precipitações dentro da média e bons aportes para os principais reservatórios.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento acima do normal das águas do oceano Pacífico. Esse aumento de temperatura influencia na atmosfera, criando áreas com ventos mais quentes e úmidos.

“Isso impede a formação de nuvens, porque o vapor quente e úmido não consegue se elevar, se condensar com o resfriamento das temperaturas das mais altas altitudes, e não consegue formar nuvens para eventualmente precipitar”, explicou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, durante coletiva de imprensa sobre a quadra chuvosa de 2023.

Os modelos de previsão usados pelos meteorologistas já apontam a probabilidade de 85% do El Niño se formar e influenciar as chuvas da pós-estação, de junho a agosto. Caso o aquecimento das águas oceânicas se mantenha até o fim de 2023, o fenômeno poderá interferir negativamente na quadra chuvosa de 2024.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade