Cientistas ingleses estão recomendando a volta do uso de máscara devido a uma nova variante da Covid-19. Além da subvariante EG.5 da Ômicron, uma nova subcepa hamada de ‘BA.6’ tem alertado sobre uma nova onda da doença. As informações são do jornal O Globo.
Conforme reportagem do site Mirror, a nova subcepa foi identificada na Dinamarca e em Israel, Mas, segundo cientistas, ela possui “um nível espantoso e alarmante de mutação”.
A professora Christina Pagel, matemática da University College London, que é membro efetivo do grupo Independent SAGE, afirmou que era “muito cedo” para avaliar, mas destacou que a variante tem “muitas novas mutações que a tornam diferente das cepas anteriores do Ômicron”, sendo “potencialmente mais capaz de causar uma grande onda” de contágio.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) da última quinta-feira (10), mostram que quase 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 foram relatados entre 10 de julho e 6 de agosto de 2023, um aumento de 80% em comparação com os 28 dias anteriores. Já o número de mortes registradas no mesmo período caiu 57%, com 2,5 mil registros.
No Ceará, nesse mesmo período, foram confirmados 149 casos e nenhum óbito, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).


