Municípios já manifestaram interesse em retomar 54% das obras do MEC paradas no Ceará

Das 248 obras do Ministério da Educação (MEC) paralisadas no Ceará, 136 já tiveram registro de manifestação de interesse de conclusão por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica. Os responsáveis por realizar o pedido de prosseguimento da obra são os gestores municipais. No Estado, 104 municípios têm obras do ministério inacabadas.

Para entrar no pacto e receber os recursos atualizados para finalizar as obras, os prefeitos precisam sinalizar o interesse e entregar documentos sobre o equipamento. A data final para essa etapa é 10 de setembro. Em evento na manhã desta segunda-feira, 28, em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana, pediu que os municípios restantes façam a adesão ao pacto. Na ocasião, o Governo do Ceará oficializou a participação em três programas do MEC.

No Estado, estão inacabadas 65 escolas de educação infantil, 54 de ensino fundamental, duas de ensino profissionalizante, 118 quadras esportivas e coberturas e nove reformas. O investimento para finalizar as construções é de R$ 238 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Tem que aproveitar o espaço até o dia 10 [de setembro]. A partir do dia 11, a gente vai fechar o sistema. Porque, como falou o nosso ministro Camilo, a gente está se preparando para que o presidente Lula lance as obras da educação no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], então vai vir muita coisa nova, quase outras quatro mil obras. A gente não tem como ficar postergando as obras inacabadas”, diz a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade