Ipueiras-CE: Gestão municipal está no limite das despesas com o funcionalismo, aponta TCE

A cidade de Ipueiras está prestes a ultrapassar o limite de gastos com o funcionalismo público, de acordo com um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE). Em um levantamento envolvendo as 184 prefeituras cearenses, alarmantes 83 delas, quase a metade, já excederam esse limite crítico, acendendo alertas para uma possível instabilidade econômica. Entre elas, Ipueiras figura como uma das localidades no limiar prudencial, ou seja, está no limite por atingir 95% do montante das despesas com o pessoal.

Ipueiras, assim como outras cidades, tem agora dois quadrimestres para readequar suas finanças, sob pena de ter as contas reprovadas. A situação coloca em xeque a capacidade de investimentos e melhorias para a população.

Gennison Lins, diretor de Contas do TCE-CE, esclarece que as notificações são informativas, mas para aqueles que ultrapassam os 95%, as restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal devem ser observadas, incluindo a vedação de concessão de vantagens e a proibição de criação de cargos ou aumento salarial. O diretor reforça a importância de os municípios buscarem menos comprometimento da receita com gastos com pessoal, visando ampliar as possibilidades de investimento em outras áreas e seguir as regras da LRF.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade