Cachorros e gatos podem ter dengue? Entenda

Foto: Adriano Rosa

O primeiro trimestre de 2024 vem sendo marcado por um surto de casos e óbitos de dengue em diferentes estados brasileiros. E, é claro, que a doença, muito comum entre os humanos, tem levado preocupação a vida dos tutores sobre o risco à saúde dos pets. Afinal, cães e gatos podem ter dengue? A resposta prática para essa pergunta é não. Porém, o mosquito Aedes aegypti infectado pode transmitir outra doença perigosa: a dirofilariose, conhecida como ‘verme do coração’.

“A dengue não acomete a espécie canina e nem a espécie felina. A zika e a chikungunya também não. Mas, isso não quer dizer que não tenhamos que continuar nossa preocupação com a proliferação do mosquito. Isso porque a dirofilariose é extremamente grave e pode levar à morte do pet”.

MELYSSA SHIMAMOTO

Médica veterinária

À coluna, a médica veterinária Melyssa Shimamoto explica ainda que essa é uma doença característica de regiões litorâneas e uma das principais formas de prevenção é evitar a água parada próxima dos pets. ”Ambientes limpos, livre de acúmulo de água, telas de proteção contra mosquitos. Isso que a gente já faz para nós, a gente deve estender para os nossos bichinhos”.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade