Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou uma operação no município de Crateús, dando cumprimento a mandados de busca e apreensão domiciliar. O alvo da ação foi um site ilegal que promovia a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca, com foco específico em animações japonesas conhecidas como “Animes” e “Webtoon”.
Coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com o apoio do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e da Delegacia Regional de Crateús, a operação teve como objetivo reprimir crimes contra a propriedade intelectual na internet.
O principal suspeito, um cearense de 26 anos, operava o site que disponibilizava ilegalmente conteúdo protegido por direitos autorais, com um tráfego mensal estimado em 1,2 milhão de visitantes.
Durante o cumprimento dos mandados, realizados em imóveis localizados no bairro Planalto Crateús, os policiais civis apreenderam diversos dispositivos eletrônicos, incluindo aparelhos celulares, computadores, HDs internos e outros dispositivos de informática, que foram considerados como evidências do crime.