Desabamento do Edifício Andrea completa cinco anos; nove pessoas morreram

Dia 15 de outubro é marcada como a data da tragédia do Edifício Andrea. O prédio residencial de sete andares localizado no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, desabou por volta das 10h30min, deixando nove pessoas mortas. Durante o período de salvamento, que durou 103 horas, sete pessoas foram resgatadas com vida pelos bombeiros.

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, José Cláudio Barreto de Sousa, lembra da tragédia. Segundo o coronel comandante-geral, os trabalhos duraram mais de dez horas diárias.

“Eu comecei a trabalhar logo no dia seguinte na terça-feira. Trabalhei de oito horas da manhã até vinte e duas horas direto. De terça a sábado. Realmente foi algo inesperado o que aconteceu, mas todos os bombeiros estavam unidos, foi um trabalho muito coeso. Foi importante resgatar aquelas pessoas. Foi impactante, mas destaco a união dos profissionais. A sociedade ajudou muito o Copro de Bombeiros. No fim conseguimos cumprir nossa missão”, relembra.

 

Após anos de uma longa batalha judicial, as famílias finalmente receberam, no último mês de agosto, a indenização referente à desapropriação do terreno onde o prédio estava localizado: um total de R$ 1,7 milhão pago pela Prefeitura de Fortaleza. Valor será dividido entre 12 famílias.

Quartel do Corpo de Bombeiros

 

Hoje, no local onde ficava o prédio residencial, é construído o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O equipamento será chamado Companhia 15 de Outubro. A construção foi iniciada em setembro de 2022 e tem prazo de conclusão previsto para o primeiro semestre de 2024. As obras estão 45% concluídas.

Segundo informações do CBMCE, a obra contemplará toda a estrutura necessária para abrigar as operações da Corporação, como estacionamento para viaturas, alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, recepção, entre outras dependências.

Ao todo, o equipamento, terá uma área de 831 metros quadrados, em uma área de 580m², dividida em três pavimentos e subsolo.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade