Com um investimento de cerca de R$ 907 mil, o Governo do Ceará inaugurou, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), uma adutora de aproximadamente 16.200 metros de extensão no distrito de Trapiá, em Santa Quitéria (a 223,6 quilômetros de Fortaleza),
O equipamento, que possui bombeamento de 18 metros cúbicos por hora (m³/h), ou seja 18.000 litros por hora, e consegue atender cerca 1.255 habitantes, entra em operação após a contaminação de três poços, que apresentaram concentração de urânio sete vezes acima do permitido nas águas e foram interditados.
O Governo do Estado atestou o índice após observar alteração em 14, de 15 amostras feitas na água do distrito. Porém, de acordo com o afirmado pela gestão estadual, a contaminação foi dada de forma natural.
Conforme portaria de potabilidade GM/MS nº 888/21, o valor máximo permitido é de 0,03 miligrama de urânio por litro (mg/L).
A gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Alves, destaca que a nova adutora “promoverá acesso à água potável de forma contínua e segura”, assim contribuindo para a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico da população.