Artistas de Ipueiras não terão verbas da Lei Aldir Blanc 2025

Há 251 dias, Ipueiras recebeu R$ 311.057 da Lei Aldir Blanc, verba federal destinada a apoiar artistas e fortalecer a cultura local. Mas, em vez de impulsionar a arte, esse recurso está prestes a deixar a conta da cidade e voltar para o Estado. O motivo? Incompetência da Secretaria de Cultura, que não fez o dever de casa para assegurar que o dinheiro chegasse aos artistas.

O Governo Federal foi claro: os municípios tinham até o dia 21 de setembro (180 dias) para ajustar o orçamento e garantir o uso do recurso. Bastava incluir a verba na Lei Orçamentária Anual de 2025 ou, no mínimo, solicitar um crédito especial à Câmara. No entanto, Ipueiras ficou para trás. Enquanto outros municípios já abriram editais e buscam formas de distribuir o recurso, aqui, tudo está paralisado.

Para piorar, a Secretaria de Cultura tenta esconder o descaso dos artistas. Em um grupo de WhatsApp, criado para “aproximar” a gestão dos agentes culturais, justificam a ausência de editais com a desculpa de que alguns beneficiários não prestaram contas. Esse argumento não se sustenta: a própria lei prevê a solução para casos de inadimplência, com processos administrativos para a cobrança de contas pendentes. Culpar artistas por falta de planejamento é, no mínimo, desonesto.

O cenário é claro: os recursos destinados ao município voltam ao Estado se não forem aplicados corretamente. Artistas locais seguem sem apoio, e o investimento federal, que poderia transformar a cultura de Ipueiras, se perde por falta de competência da gestão.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade