Um grupo de 17 pessoas foi conduzido ao 30º e 2º Distritos Policiais (DPs) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Fortaleza, na tarde deste sábado, 1º, após manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra as medidas sanitárias contra a Covid-19 adotadas no Estado. Os indivíduos infringirem o Decreto Estadual, em vigor, relacionado ao combate à pandemia do Coronavírus, que proíbe aglomerações.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) foram registrados em desfavor do grupo, com base no Artigo 268 do Código Penal que trata sobre “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.
O órgão detalha ainda que para o 30º DP foram levados 13 manifestantes e para a 2º DP outros quatro. Após o registro dos TCOs e da realização das oitivas pelos delegados plantonistas, os conduzidos foram liberados.
Usuários publicaram vídeos e postagens da ação policial durante o protesto nas redes sociais. No perfil Endireita Fortaleza, no Instagram, a legenda diz que a polícia ataca manifestantes, mas, pelas imagens e narração de uma mulher não identificada, é possível ver os agentes de segurança ajudando um idoso caído. No Facebook, Maria Maciel compartilhou o vídeo de um homem, também não identificado, em frente ao 30º DP com os detidos.