Após veiculada a denúncia de uma moradora ipueirense usuária do sistema municipal de saúde, onde a mesma afirma não haver teste para COVID-19 ao procurar o hospital municipal, a prefeitura de Ipueiras emite nota de esclarecimento.
Confira a nota na íntegra:
Em áudio veiculado no perfil O Regional Online, publicado em 27/05/2021, que trata sobre a realização de testagem para o diagnóstico da COVID-19 na rede pública municipal, a Prefeitura de Ipueiras, esclarece:
Desde o início da nova gestão, temos nos empenhado para atender todas as medidas de combate ao COVID-19, em consonância com o Governo do Estado do Ceará.
Mesmo com a vacinação contra COVID-19 iniciada no município, a testagem em massa, essencial para embasar decisões das autoridades de saúde para controlar os surtos do vírus, vem acontecendo normalmente com pacientes que apresentam quadro de síndrome gripal.
De acordo com levantamento realizado junto a direção do Hospital Municipal Otacílio Mota (HMOM), responsável pelo Hospital de Campanha – HC, não é verdadeira a informação de que faltam testes de COVID-19 e tampouco que, por esse motivo, algumas pessoas não estejam conseguindo ser internadas/atendidas na unidade hospitalar.
Diariamente são realizados entre 25 e 30 testes no Hospital de Campanha. Já nas 13 Unidades Básicas de Saúde, a média é de 5 a 10 testes por dia. De acordo com os protocolos de atendimento, a população com suspeita de COVID-19 pode ser testada tanto com SWAB NASOFARÍNGEO (RT-PCR), quanto com o SWAB RÁPIDO.
Semanalmente, a média de testados é de 150 a 200 ipueirenses. Todo o procedimento é registrado pelo Sistema de Informação e Monitoramento dos Testes (SIMT) e acompanhado pela equipe de vigilância, que também é responsável pela comunicação imediata do resultado aos pacientes infectados.
Todas as informações são monitoradas pela equipe de atenção básica, para que possam seguir com as providencias e os cuidados adequados junto aos pacientes.