Estudantes protestam durante visita do ministro da Educação ao Ceará

Um grupo de estudantes fez uma manifestação em protesto contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a inauguração de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Itapajé, no sertão cearense.  Houve empurra-empurra, gritos, e um homem que faz a segurança patrimonial do campus chegou a cair no chão.

Houve empurra-empurra, gritos, e um homem que faz a segurança patrimonial do campus chegou a cair no chão.

“Fizemos promessa de que em todos os lugares que esse ministro que exclui as pessoas, que diz que a universidade e pra poucos, a gente vai estar mostrando pra eles que a força dos estudantes é muito maior que poucas pessoas que querem transformar a universidade pública num espaço pra pouquíssimas pessoas”, disse uma estudante.

O ministro foi questionado sobre a manifestação dos estudantes, mas não quis comentar o caso. Milton Ribeiro afirmou que deixaria outras pessoas falarem durante coletiva e comentou apenas que o governo pôde concluir a obra do campus porque investe “no nosso povo”.

“Sabe por que nós podemos [construir o campus da UFC] Porque o governo não nada mais em Cuba, nem na Venezuela, nem na África. E aí nós temos recursos pra aplicar no nosso povo. Aqui não é nenhuma esmola não. O cearense paga imposto e volta na forme de uma universidade.”

Jovens que participaram do ato estiveram colocando em suas redes sociais a sua posição após o ocorrido, veja abaixo:

”É assim que o Ministro da Educação Milton Ribeiro recebe os estudantes, com agressão. Isso é medo Senhor Ministro? Medo do nosso pensamento crítico? Medo do nosso protagonismo? Porque a educação pública de qualidade para os filhos dos e das trabalhadoras te assusta tanto Senhor Ministro?

O Brasil é um dos países que menos investiram na educação durante a pandemia, pelo o contrário, CORTOU. Atuou contra o FUNDEB e deixou de investir mais de R$1,2 bilhões para reestruturar as escolas, além de negar internet e equipamentos para estudantes e professores no ensino remoto.

Ministro, você atrapalha a educação. Não é bem vindo no Ceará. Você não vai conseguir destruir os sonhos dos estudantes brasileiros de entrarem na universidade, permanecerem e poderem transformar as realidades em que vivemos.

Os estudantes são os maiores pesadelos do Senhor Ministro Milton Ribeiro e do (des)Presidente Jair Bolsonaro. VÃO CAIR!”

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade