O projeto Protetor da Mata Branca, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, tem como objetivo capacitar os agricultores e moradores rurais para prevenir e combater incêndios florestais.
Cerca de 111 agricultores foram capacitados pelo projeto, tanto na zona rural de Poranga quanto na sede. As aulas ministradas abordaram diversas técnicas e estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais, incluindo o uso adequado de ferramentas e equipamentos de segurança, a identificação de riscos e a adoção de medidas preventivas. ”É uma iniciativa muito importante para preservar a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades rurais, além de reduzir os impactos ambientais causados pelos incêndios florestais’‘ destaca o idealizador do projeto o Tenente-Coronel Homero Catunda.
O Tenente-Coronel Homero Catunda, juntamente com o comandante do Comando de Bombeiro do Interior o Tenente-Coronel Gledson Rodrigues junto ao comandante da segunda companhia do terceiro batalhão de Bombeiro Militar em Crateús Major Prado Júnior estiveram realizando as entregas dos certificados aos alunos.
A solenidade de entrega de certificados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, e contou com a presença de autoridades locais e estaduais.
O Projeto Social Protetor da Mata Branca
A princípio, todos os anos, notadamente no segundo semestre do ano, o interior do Estado do Ceará se vê diante de uma grande incidência de incêndios florestais, o que tem causado um impacto ambiental relevante, destruindo a fauna e a flora locais, bem como atingindo em escala acentuada as propriedades rurais.
O Corpo de Bombeiros Militar mobiliza um grande efetivo, viaturas e equipamentos para o combate direto aos incêndios florestais, entretanto os desafios são enormes, quer pela extensão desses sinistros, quer pela difícil acessibilidade aos locais mais distantes, somado as condições de trafegabilidade no terreno que dificultam a mobilidade.