Água invade abrigo, em Caucaia, e provoca morte de animais; instituição pede doações

abrigo Anjo de Quatro Patas, localizado no bairro Nova Metrópole, em Caucaia, ficou inundado após forte chuva ocorrida na segunda-feira (7). Ao todo, seis cachorros morreram na inundação.

Isa Lima, responsável pelo espaço, diz estar preocupada com as próximas chuvas. “O abrigo já existe há mais de 10 anos. E hoje nós temos em torno de 200 animais, entre cães e gatos. A maioria dos nossos animais são idosos, cegos e deficientes. Só resgato animais assim, em situação muito vulnerável, de risco. Aqueles que não têm chance na sociedade de serem adotados”.

De março até ontem, foram três momentos de alagamento no abrigo. Isa conta que já recorreu à Prefeitura de Caucaia, mas ainda não teve respostas sobre o pedido de um terreno que não seja atingido pela água em dias de muita chuva.

“Até o momento, a Prefeitura não se manifestou. Já falei com algumas pessoas representantes da Prefeitura e pedi a eles um terreno, uma doação de um espaço para esses animais, porque é assunto de saúde pública”, destacou Isa.

O que diz a prefeitura?

Em contato com a prefeitura de Caucaia, o município lamentou a inundação no abrigo Anjos de Quatro Patas e informou “que hoje ainda será realizada uma visita ao local, com a participação de um grupo de secretários que integram o comitê emergencial para enfrentamento dos efeitos das chuvas intensas”.

O objetivo da visita “é avaliar medidas a serem tomadas para contribuir com a proteção animal. O Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) disponibilizará um veterinário para atender os animais que estão hoje no abrigo e fará a doação de vermífugos e medicamentos”.

Ainda conforme o comunicado, o prefeito Naumi Amorim autorizou a realização de um estudo técnico para avaliar a disponibilidade de terrenos que possam abrigar a instituição.

Abrigo conta com doações

Atualmente, o abrigo paga custos de alimentação e medicamentos com ajuda de campanhas feitas em redes sociais.

“Quem mantém hoje o abrigo é o Instagram. São os voluntários, as pessoas que me conhecem, que conhecem a causa. Eles vêm aqui e doam ração, doam produtos de limpeza, doam alimentação, mas aqui nunca tivemos ajuda do poder público”, destacou a responsável pelo abrigo.

O local está recebendo doações por meio do Pix: chave 41800276000131 (CNPJ de identificação da “Associação Anjos de Quatro Patas”).

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade