Bares e restaurantes esperam ampliação de horário de funcionamento para as 23h

Com a expectativa para o anúncio de novas medidas de flexibilização de atividades, nesta sexta-feira, 25, o setor de alimentação fora do lar espera ver ampliado o horário de atendimento para as 23h e a capacidade de atendimento para 70% no decreto que deve entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira, 28.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará, Taiene Righetto, “analisando taxas de contaminações, de leitos e de mortes no Estado não conseguimos ver motivo para não haver essa flexibilização. Então, nossa expectativa realmente é muito alta para que possamos voltar a atender até às 23h“. No decreto em vigor até domingo, 27, esse horário-limite é 22h.

Quanto à capacidade, Righetto afirma que “não adianta só você ampliar o horário e continuar com 50% de capacidade de atendimento. Você acaba acumulando as pessoas na rua, na frente do estabelecimento. Existe esse risco quando você restringe a capacidade enquanto amplia o horário. Então, tem que seguir um pouquinho junto as duas flexibilizações. Eu penso em, pelo menos, 70% da capacidade. Já seria um avanço importante”.

Por fim, o presidente da Abrasel no Ceará voltou a cobrar do Governo do Estado celeridade na implantação do Selo Lazer Seguro, que permitiria estender em mais 3 horas o funcionamento dos estabelecimentos que adotassem as melhores práticas de segurança em relação à Covid-19.

“Muito pouco do que acordamos com o Governo foi cumprido e essa era uma das medidas aprovadas, mas a implantação disso está muito atrasada. Essa aprovação permitiria que esses estabelecimentos pudessem avançar pela madrugada, o que é mais próprio ao nosso setor”, disse.

Decreto em vigor

O decreto de isolamento social atualmente em vigor foi publicado no último fim de semana pelo Governo do Estado. O documento não trouxe alterações nas medidas de flexibilização das atividades econômicas e comportamentais no Estado, motivadas por prudência com os índices do coronavírus, conforme informado por Camilo Santana (PT) em anúncio nas redes sociais.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade