Beatificação de Padre Cícero começa com coleta de provas e testemunhas

O processo de beatificação e canonização do Padre Cícero Romão Batista será iniciado nesta quarta-feira, 30, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. A ação está programada para começar às 18h, com a Santa Missa. Durante a reunião serão apresentados os membros do tribunal constituído para reunir provas documentais e testemunhais da vida e virtudes heroicas do Padre.

A abertura do processo de beatificação do religioso acontece três meses após o anúncio da autorização do Vaticano, divulgado no dia 20 de agosto. A informação foi anunciada pelo bispo da diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes. O dia 30 de novembro também marca a data em que Cícero Romão Batista foi ordenado como padre, em 1870, no seminário da Prainha, em Fortaleza.

Para o reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, “esta será uma data significativa na história e na missão do Padre Cícero Romão e de todos os romeiros. O padre Cícero, em suas catequeses, já afirmava que seria a própria Igreja que faria a sua defesa. Além disso, ele dizia que Deus não deixa trabalho sem recompensa, nem lágrima sem consolação.” A fala foi dada em entrevista ao repórter Guilherme Carvalho, da Rádio CBN Cariri.

O Padre morreu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Na época, o religioso já havia rompido com o Vaticano por envolvimento com a política cearense e pela associação com “milagre da hóstia”. Na capela de Nossa Senhora das Dores, a hóstia colocada por Padre Cícero na boca da beata Maria de Araújo transformou-se em sangue.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade