As intensas precipitações pluviométricas em Santa Quitéria resultaram no transbordamento do rio Jacurutu, ocasionando a invasão de residências próximas e afetando diretamente 150 famílias. A situação está sendo monitorada de perto pelo Governo do Ceará, conforme comunicado divulgado nas redes sociais pelo governador Elmano de Freitas (PT).
Diante da urgência da situação, o Governo do Ceará agiu prontamente, despachando equipes do Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Ipueiras e da Defesa Civil para prestar auxílio aos moradores impactados pelas inundações. As operações de socorro estão sob a liderança do Tenente André Luiz Ferreira, que coordena as ações para garantir a segurança e fornecer assistência necessária à comunidade afetada.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por CBMCE Sertões de Crateús (@cbmcesertoesdecrateus)
“As equipes seguem, de prontidão, avaliando e acompanhando os trabalhos na cidade. Ontem a noite, a nossa equipe estava reunida com os órgãos municipais para determinar o que seria feito no dia de hoje, e devem permanecer no local até que ocorra a baixa do rio e que as famílias tenham sido todas assistidas. Devemos permanecer na cidade até esta quinta-feira (29)”, ressaltou o capitão BM André Sousa, da Defesa Civil do Ceará.
Ainda nesta quarta-feira, os bombeiros militares e servidores da Defesa Civil realizaram visitas em demais açudes e pontos estratégicos do rio Jacurutu, com o objetivo de observar a altura da lâmina d’água e pontos que haviam sido alagados, mas que, atualmente, já está liberado o tráfego.