Durante a tarde desta segunda-feira (05/12) os Bombeiros do Posto Avançado de Ipueiras, atenderam um pedido de socorro de uma mãe que teria chegado ao quartel relatando um engasgo em sua filha de apenas um mês de vida.
Segundo o Capitão Vanderlei Aguiar, comandante do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Crateús sediado em Ipueiras, contou que a mãe do bebê chegou ao quartel, relatando que a criança estava sendo amamentada e teria tido as vias aéreas obstruídas pelo leite materno. A guarnição composta pelos soldados Lopes, Guimarães, Getúlio e Meireles acolheram a mãe, onde em imediato foram feitas as manobras de desengasgo, após ter sido feita foram verificados os sinais vitais da criança.
O bebê e sua mãe logo em seguida foram conduzidas ao Hospital e Maternidade Otacílio Mota, onde ficaram em observação pelo Dr. Ítalo Abreu.
Engasgo em Crianças
Corpo de Bombeiros orienta como lidar com o engasgo de bebes e crianças. O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua. Funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago. O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.