O senador eleito Camilo Santana (PT) e o governador eleito Elmano de Freitas (PT) se reuniram com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu as eleições presidenciais em 2022, e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), nesta segunda-feira, 7.
Camilo Santana publicou foto do encontro nas redes sociais e afirmou ter conversado com o presidente eleito sobre “a conjuntura nacional e os principais desafios para o país e nosso Ceará nos próximos anos”. O senador ainda disse que Lula agradeceu o “empenho” dos cearenses na eleição presidencial deste ano.
“Lula agradeceu pelo empenho e transmitiu toda sua gratidão aos cearenses pela expressiva votação nas eleições deste ano”, destacou. “O presidente obteve 70% dos votos em nosso estado e venceu em todos os 184 municípios”, desenvolveu.
Camilo ressalta, em tweet, que Lula (PT) obteve 70% dos votos no segundo turno das eleições no Ceará. Cerca de cinco milhões de pessoas votaram no Estado, o tornando a terceira unidade federativa com menos ausência nas eleições de 2022, com 17,14%. Dentre os eleitores, 69,97% votaram no petista. Lula (PT) ganhou em todos os 184 estados no Ceará, enquanto Jair Bolsonaro (PL) teve 30,03% dos votos dos cearenses.
No total, foram 3.807.891 votos dos cearenses no candidato do PT no segundo turno, fazendo do Ceará o terceiro estado com mais votos, em números absolutos, para o presidente eleito.