Canindé terá celebrações híbridas no Dia de São Francisco pela 1ª vez na pandemia

Comemorado nesta segunda-feira, 4 de outubro, o Dia de São Francisco voltará a ser celebrado com a presença de fiéis no município de Canindé após um ano e sete meses de pandemia. A missa solene em homenagem ao padroeiro da cidade está marcada para as 9 horas, na Quadra da Gruta, localizada no Complexo da Basílica que carrega o nome do santo. Segundo a Secretaria do Santuário, o local pode acomodar até 800 pessoas. A celebração também será transmitida de forma virtual, por meio do canal oficial da Basílica no YouTube.

Assim como em 2020, a tradicional procissão de encerramento, que costumava reunir milhares de devotos em um grande cortejo com o andor do santo, também não será realizada neste ano, devido ao risco de contaminação pela Covid-19. Em 2019, último ano antes da crise sanitária, o ritual atraiu cerca de 300 mil peregrinos.

A cerimônia de arriamento das bandeiras*, que também foi cancelada em formato presencial na edição deste ano, será realizada totalmente online. De acordo com Euziane Viana, secretária da Basílica, a medida tem o objetivo de evitar aglomerações, já que o momento é um dos pontos altos da comemoração. “Com a pandemia ainda entre nós, não seria prudente realizar esse evento do jeito que os romeiros estão acostumados, pois a participação é sempre muito grande, acima de 30 mil pessoas. Mas se Deus quiser, no ano que vem teremos novamente esse momento tão bonito da nossa festa”, ressalta.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade