A chuva já veio dar boas vindas ao Carnaval 2024 no Ceará. Os registros já ocorreram desde a noite de sexta-feira, 9 de fevereiro, e permanecem neste sábado, 10.
No Ceará, relatos de precipitação já foram registrados. Em Fortaleza e Região Metropolitana nos seguintes locais há registros da força da água e em alguns há falta de energia:
- Centro – com oscilação de energia
- Montese – com falta de energia
- Passaré – com falta de energia
- São Cristóvão
- Jardim Iracema
- Benfica
- Parreão – caiu energia duas vezes na madrugada de sexta, 9, para sábado, 10
- Papicu
- Aerolândia
- Cocó
- Sapiranga
- Meireles – com falta de energia
- Parangaba
- Aldeota
- Mucuripe – com oscilação de energia por cinco minutos
- Eusébio (RMF) – com falta energia
- Barra do Ceará – com falta energia
- Álvaro Weyne – com falta energia
Previsão do tempo para o domingo de Carnaval no Ceará
Para o domingo, 11 de fevereiro, a Funceme ainda prevê chuvas, porém, mais isoladas e menos intensas ao longo do Estado.
Segundo o boletim, as precipitações previstas para os próximos dias deverão ocorrer devido a áreas de instabilidade, efeitos de brisa, além da combinação de temperatura, umidade e relevo.
Previsão do tempo para o Nordeste no Carnaval 2024
Já no informativo meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Nordeste surge com a previsão de chuvas intensas em áreas do Maranhão, Piauí, sul do Ceará, oeste da Bahia, sertão de Pernambuco e Paraíba, com acumulados superiores a 50 milímetros.
O Inmet também apresenta um alerta para chuvas intensas que podem atingir o sul do Ceará, embora haja baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, dentre outros fenômenos.
Confira a previsão para o Carnaval do Ceará.
Vai chover no Carnaval do Ceará?
Em aviso sobre chuvas intensas que podem afetar áreas do Ceará — espaço que inclui os municípios de Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús e Tauá —, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos (de 40 a 60 km/h).
No caso de rajadas de vento, a instrução do instituto de meteorologia é não se abrigar debaixo de árvores, considerando o leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
As áreas afetadas no estado incluem:
- Sul Cearense
- Sertões Cearenses
- Noroeste Cearense
- Centro-Sul Cearense
- Norte Cearense
Em complemento à previsão na região Nordeste feita pelo Inmet, nas demais áreas predomina o tempo seco, mas não se descartam pancadas de chuva isoladas na área litorânea.