Ceará prorroga decreto de isolamento, sem avançar na flexibilização

As medidas do novo decreto cearense de isolamento social foram anunciadas neste sábado, 22 de maio (22/05), pelo governador Camilo Santana em suas redes sociais. O Ceará vai prorrogar o decreto de isolamento divulgado na semana passada, sem avançar na flexibilização. Na região do Cariri, haverá a recomendação de medidas mais restritivas. Na tarde ontem, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia realizou reunião para analisar os cenários e discutir as medidas.

A decisão de recomendar de que municípios do Cariri adotem medidas mais restritivas é baseado nos índices elevados da positividade dos casos, agora em 58% na região. A média do Ceará está em 30% puxada especialmente por Fortaleza, que também tem queda no número de atendimento em emergências e UPAs, como explicou o secretário da Saúde, Dr. Cabeto. ” A razão de transmissão encontra-se com tendência de aumento na região do Cariri. Nós vimos a preocupação que temos com isso”, ressaltou.

“A região do Cariri é a que tem mais nos preocupando, porque lá aumentou o número de casos, aumentou a demanda assistencial, mais pessoas demandando mais leitos de UTI e enfermaria Covid[…]Quando a gente fala de região do Cariri, é a macro região e o centro sul [do Ceará]”, explica o governador Camilo Santana. Segundo ele, o objetivo é justamente frear o número de casos e evitar a sobrecarga no sistema de saúde.

O número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará ainda permanece elevado, com o maior tempo de internação. “Nós temos um tempo de internação mais longo do que da primeira onda, isso porque a capacidade de atendimento aumentou. Por um lado é um bom sinal, por outro sobrecarrega a rede”, pontuou o titular da Sesa.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade