Cearense de 112 anos se torna homem mais velho do mundo após morte de britânico

Após a morte de John Tinniswood, conhecido por ser o homem mais velho do mundo, um cearense passa a assumir o título. O fazendeiro João Marinho Neto, de 112 anos, já era conhecido por ser o homem vivo mais velho do Brasil e da América Latina, agora passa a ser do mundo.

Nascido em Maranguape, no Ceará, em 5 de outubro de 1912, ele cresceu trabalhando na lavoura, cuidando de gado e colhendo frutas.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o filho dele, Marcos Vinícius, 40 anos, detalhou que ele está morando em um lar de idosos em Apuiarés, município a cerca de 118 km de Fortaleza. Morador de Pentecostes, costuma visitar o pai cerca de duas a três vezes por semana.

 

Marcos Vinícius e pai
Legenda: Marcos costuma visitar o pai toda semana
Foto: Arquivo pessoal

 

“Para mim é uma alegria muito grande ter ele nessa idade, lúcido ainda, entende tudo. Um pai muito carinhoso, muito compreensivo, dedicado. Ele é super gente boa demais”, afirma.

 

“É uma satisfação imensa ter ele com essa idade. Entende tudo. Quando eu chego lá, eu falo com ele. Como ele não enxerga, ele me conhece pela voz, e a alegria dele. Ele dá aquela risada e diz: “meu filho chegou” e dá uma risada”.
Marcos Vinícius

Filho de João Marinho Neto

 

Velhice saudável

Ao falar sobre a saúde dele, Marcos declarou que o pai segue saudável, sem colesterol, pressão alta ou diabetes. “Não toma nenhum tipo de medicação”, afirma. A exceção recente foi um suplemento de ferro, porque o último exame apresentou princípio de anemia. “A única medicação que estava tomando, e terminou há poucos dias, foi essa vitamina, somente. Mas se alimenta bem e dorme bem”.

Para o filho, o segredo da longevidade do pai é comer alimentos naturais e sem agrotóxico. “Ele come muita coisa pura, frutas sem veneno, e também rapadura com queijo, ovo com farinha, feijão com cuscuz. Essas comidas sem usar nenhum tipo de veneno, comida feita naturalmente na roça. Acho que é por isso que ele tem essa saúde que ele tem.”

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade