O adolescente Alexandre Monte, 12 anos, vai representar o Ceará na etapa global da Olimpíada Copernicus, sediada em Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos.
Os participantes conhecerão as instalações da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). “Se eu conseguir, quero muito ganhar a medalha de ouro e representar o Brasil”, completa o garoto.
Alexandre foi diagnosticado com altas habilidades ou superdotação, termo utilizado para definir indivíduos com aptidões acima da média em determinadas áreas do conhecimento, e aos 3 anos de idade já conseguia ler.
“Eu queria comprar revistinha em quadrinhos, essas coisas. Ele queria Atlas”, adiciona a mãe do adolescente, Ana Cláudia.
A estreia de Alexandre na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) aconteceu no primeiro ano do fundamental e lhe rendeu uma medalha de bronze em 2016. Em seguida, recebeu o primeiro lugar em 2019, 2020 e 2021.
Além disso, o jovem é tenor mirim e se apresentou na reabertura do Planetário Rubens de Azevedo, sendo nomeado embaixador do espaço no dia 15 de dezembro (15/12).