Em uma cerimônia histórica realizada nesta segunda-feira (7/7), o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) deu posse à juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara no cargo de desembargadora federal, após ser nomeada pelo critério de merecimento para ocupar a vaga deixada pelo desembargador Sebastião Vasques. O evento, realizado no auditório do Pleno da sede do TRF5, em Recife, foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do tribunal e contou com a presença de diversas autoridades do estado do Ceará.
A solenidade foi marcada pela representatividade e pela emoção. Compuseram a mesa principal o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o ministro da Educação, Camilo Santana, o deputado federal Eunício Oliveira, o ministro do STJ, Teodoro Silva Santos. Também estiveram presentes o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de várias lideranças políticas, jurídicas e institucionais cearenses que prestigiaram a conquista de uma conterrânea.
Natural do município de Ipueiras (CE), Gisele Sampaio tem uma trajetória inspiradora. Filha da escola pública, cursou toda a educação básica entre os municípios de Ipueiras e Ipu, até se mudar definitivamente para Fortaleza, onde concluiu sua graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). De lá, trilhou um caminho sólido e exemplar no Poder Judiciário, iniciando como estagiária na Justiça Federal do Ceará, passando por concursos para analista judiciária e, posteriormente, para juíza federal.
Agora, torna-se a primeira mulher nomeada desembargadora federal do TRF5 com base nas ações afirmativas de gênero, conforme estabelece a Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A norma tem como objetivo promover o equilíbrio entre homens e mulheres nos colegiados dos tribunais regionais federais, por meio da alternância em listas de promoção.
A saudação à nova desembargadora foi feita pelo desembargador federal Fernando Braga, enquanto a cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador Roberto Machado. Após a posse, Gisele Sampaio recebeu os cumprimentos no Salão do Pleno.
Perfil
Gisele Chaves Sampaio Alcântara é natural do município de Ipueiras (CE). Graduada em Direito, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestre em Justiça Administrativa, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e com MBA em Gestão do Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela ingressou na Justiça Federal no Ceará como estagiária. Fez concurso para servidora (analista judiciária) e, em seguida, para juíza federal.
Desde 2014, era titular da 3ª Relatoria da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Estado do Ceará. No biênio 2021-2022, atuou como vice-diretora do foro da JFCE e, em 2023, assumiu a diretoria da instituição – cargo que deixou devido à promoção para o TRF5 –, promovendo inovação, inclusão, parcerias internacionais e fortalecimento tecnológico.
Em 2024, conquistou o Prêmio Margarida, concedido pelo TRF5, na categoria “Boas práticas de equidade de gênero no Poder Judiciário”, com o projeto “Fortalecendo Lideranças Femininas (FLIF)”.



