Quedas constantes de energia têm sido registradas por moradores em diversos municípios cearenses. De acordo com relatos de populares, o problema afeta comércios, traz prejuízos alimentícios e dificulta o funcionamento de eletrodomésticos. Enel garante que iniciou um plano de ação em algumas das cidades da região Sul para melhorar a qualidade do fornecimento elétrico nas regiões.
Uma das localidades afetadas pelo transtorno seria Ereré, distante 316,3 km de Fortaleza, conforme conta o advogado Dannilo Augusto Freire. Morador do município, ele criou um abaixo-assinado contra a Enel cobrando “urgência na resolução do problema” que estaria trazendo prejuízos a população desde 2023.
Segundo informa o morador, a energia costuma cair na cidade “a cada dez minutos em média”, e isso fica mais perceptível no período da tarde, na noite e na madrugada. Instabilidade elétrica estaria trazendo prejuízos para as pessoas e ao comércio, além de estar se repetindo em localidades vizinhas.
“Desde o ano passado a gente sofre com esses problemas aqui em Ereré, depois os municípios de Pereiro, Iracema, Alto Santo e Potiretama passaram pela mesma situação”, diz. Ainda segundo ele, moradores já fizeram “vários pedidos de melhorias e denúncias à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”.
Populares também teriam procurado a Enel e obtido o retorno de que problema só seria resolvido “com a construção da subestação em Iracema”. Isso porque todos esses municípios afetados utilizam a subestação de Jaguaribe, que já não estaria mais comportando o uso.
“Mas e até lá, a gente vai ficar nesse sofrimento? É angustiante por que nem água em geladeira gela mais, famílias perdem carne e alimentos, comércio tem tido muitos prejuízos, ventilador, ar-condicionado não funciona, computador e equipamentos não têm como ligar nesses horários. E o pior é que é todos os dias isso, sem descanso”, aponta Dannilo Augusto.