Fortes chuvas atingiram o município de Crateús nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) na manhã desta sexta-feira (20). Na sede de Crateús 115mm foram registrados de chuva. A cidade teve a maior chuva do Ceará entre quinta e sexta-feira, segundo a Funceme.
No aeroporto 111mm, em Santa Terezinha 70mm e em outras partes um pouco mais distantes da sede chegaram a registrar 154mm.
Choveu 63 municípios do Estado. Conforme a Funceme, as outras duas maiores chuvas no intervalo foram registradas no posto “aeroporto” de Crateús, com 111 milímetros de chuva e 82 milímetros na cidade de Catarina.
A Avenida D.Pedro II, no Centro de Crateús, ficou com a pista e as calçadas cobertas pela água, que também invadiu os imóveis. Maria Belmira de Souza Sabino, de 63anos, que mora na região desde criança, foi uma das moradoras que ficou com a casa alagada.
Maria Belmira de Souza Sabino, 63anos, ficou com a casa alagada durante a chuva em Crateús. — Foto: Arquivo pessoal
“Moro aqui há 60 anos, 43 deles nessa casa, e isso está acontecendo isso nos últimos três anos, piorando ainda mais este ano. A água invadiu toda a parte de baixo do duplex. Molhou a cama, danificou a geladeira, além de sofá, mesa de madeira, a cristaleira”, relata Maria Belmira.
A outra casa da idosa, que fica no mesmo bairro, também foi invadida pela água. “O inquilino perdeu ventilado, celular que caiu na água, eletrodomésticos, foi muita complicação”, disse Belmira.