Chuvas intensas devem seguir no Ceará nos próximos dias; veja cidades que podem ser atingidas

As chuvas intensas que caem em quase todo o Estado há cinco dias devem continuar neste fim de semana, conforme projetam órgãos meteorológicos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de chuvas e ventos fortes em 160 dos 184 municípios cearenses. Para 37 deles, o aviso meteorológico é de grau dois, quando as precipitações podem atingir 100 mm/dia e rajadas de até 100 km/h. 

 

Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou ‘perigo potencial’; o segundo, de grau 2, também chamado de ‘perigo’; e, por fim, o grau 3 ou ‘grande potencial’.

 

O alerta do Inmet foi emitido nesta quinta-feira (19) e é válido até às 10 horas de amanhã. Contudo, a depender as condições climáticas pode ser renovado, a exemplo do que vem acontecendo nos últimos dias. Este é o quarto aviso consecutivo que o Inmet divulga.

  • Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
  • Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  • Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) também prevê chuva para os próximos dias em todo o Estado. Nesta sexta-feira, dia 20, e sábado, 21, o prognóstico é de “alta possibilidade” de chuva para todas as 8 macrorregiões do Ceará.

FORTES CHUVAS

Entre as 7 horas de quarta e 7 horas desta quinta, a Funceme registrou precipitações em mais de 135 cidades. Os maiores índices se concentraram nas regiões do Cariri, Centro-Sul e Sertão Central. A cidade de Boa Viagem liderou o ranking, com 98 milímetros. Em seguida, aparecem os municípios de Jucás (82 mm) e Parambu (79 mm).

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade