Chuvas podem ser positivas no Ceará até janeiro de 2026, diz Inmet

Os próximos meses devem apresentar volumes de chuva próximos ou acima da média em boa parte do Ceará, segundo o mais recente boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado neste mês. A previsão abrange o centro-norte do Nordeste e o centro-leste do Ceará, áreas onde a tendência é de precipitações dentro ou acima da normal histórica.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as médias históricas para o Estado, nesses períodos, são de:

  • Dezembro: 31,6 mm
  • Janeiro: 98,7 mm

O boletim estende a análise de novembro de 2025 a janeiro de 2026. Nesse período, o Inmet também indica que as temperaturas devem permanecer acima da média em todo o Nordeste, inclusive no Ceará, com anomalias positivas entre 0,5°C e 1°C. Porém, a elevação tende a ser menor ao longo da faixa leste.

As condições de solo também merecem atenção: o órgão prevê déficit hídrico em grande parte do Nordeste, especialmente nas áreas norte e leste da região – o que inclui o Ceará.

Um mapa de previsão de anomalias de precipitação (em milímetros) do INMET, válido para o período de Novembro/2025 a Janeiro/2026. O mapa do Brasil mostra grande parte do território com previsão de chuvas acima da média (tons de azul e cinza claro), especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Há áreas com previsão de chuvas abaixo da média (tons de amarelo e laranja) na Amazônia e em partes do Nordeste.
Legenda: Previsão do Inmet para o trimestre de novembro de 2025 a janeiro de 2026.
Foto: Inmet.

 

O que é a pré-estação chuvosa?

Dezembro e janeiro fazem parte da pré-estação chuvosa cearense, período que começa a registrar chuvas mais frequentes, mas ainda irregulares e de baixa abrangência.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade