O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 210 milhões no comércio de Fortaleza. A projeção é da pesquisa sobre potencial de consumo divulgada nesta quinta-feira, dia 1º, pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio-CE.
O levantamento mostra que 41,1% dos consumidores irão às compras nesta data. A expectativa, porém, é 3,7% menor daquela apontada na pesquisa do ano passado, quando 46,8% dos consumidores disseram ter intenção de comprar presentes.
De acordo com o IPDC, a diminuição no índice está ligada ao atual contexto econômico difícil, quando temos um nível de endividamento elevado, comprometendo a capacidade financeira das pessoas, reduzindo sua disposição para gastar em datas comemorativas.
“O pagamento de juros e o esforço para quitar compromissos financeiros pendentes consomem uma parcela significativa da renda, diminuindo assim o poder de compra do consumidor”, informou.
A instabilidade do mercado de trabalho também acaba influenciando na intenção de compra e gerando insegurança financeira.
“Diante dessa indefinição, os consumidores preferem adiar ou reduzir seus gastos e essa atitude de precaução contribui para a diminuição da demanda e, consequentemente, para a queda no faturamento projetado, especialmente em datas comemorativas”.
O levantamento mostrou que dentre os consumidores que pretendem ir às compras, 48,2% são do sexo masculino (48,8%), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (48,2%), e com renda média mensal entre cinco e dez salários-mínimos (62,2%).
Os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 290 com presentes. A intenção de compra se concentra, principalmente, nos chamados bens de consumo semiduráveis, com destaque para os produtos de uso pessoal, como itens de vestuário e acessórios (30,4%).
Dia dos Namorados: veja itens mais buscados
- Itens de vestuário e acessórios, com 30,4% de intenção de consumo;
- Perfumaria e cosméticos (21,9%);
- Bombons, chocolates e trufas (10,8%);
- Sapatos, cintos e bolsas (10,0%);
- Flores (9,2%)