Covid-19: Anvisa autoriza uso emergencial de duas vacinas bivalentes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, 22, o uso emergencial de duas novas vacinas bivalentes contra a Covid-19, da empresa Pfizer, que havia solicitado aprovação. Todos os diretores do órgão votaram para liberar a utilização dos imunizantes. Votação ocorreu durante a 16ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada de 2022.

Vacinas devem ser aplicadas como dose de reforço na população acima de 12 anos de idade. Ministério da Saúde (MS) deve agora negociar com a Pfizer para integrar esses imunizantes ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pensar na melhor forma de disponibilizar vacinas para a população.

Foram aprovadas a utilização das vacinas Comirnaty Bivalente BA.1 E BA.4/BA.5, que oferecem uma proteção reforçada contra a cepa Ômicron e suas subvariantes. Em reunião, representantes de órgãos ligados a Anvisa analisaram dados dos imunizantes bivalentes, como a eficácia e a segurança deles, e se mostraram favoráveis a autorização do uso emergencial.

O número de casos de Covid-19 tem crescido ao redor do mundo e está relacionado ao aparecimento de novas subvariantes da Ômicron, BQ.1 e XBB, cepas que podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais. Nesse cenário, as vacinas bivalente da Pfizer passaram a ser uma alternativa para reforçar a imunização, pois combatem com mais eficácia as subvariantes, conforme apontam estudos.

 

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade