Mais dois milhões de doses de vacina prontas contra a Covid-19 devem chegar no Brasil até o final da próxima semana, de acordo com nota publicada no site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os imunizantes virão do Instituto Serum, um dos centros produtores da AstraZeneca na Índia. Outras oito milhões de vacinas adquiridas do mesmo instituto chegarão ao País nos próximos dois meses, sem confirmação de data.
A estratégia de aquisição com o Instituto é paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo principal dos imunizantes. As vacinas, importadas ou produzidas no Brasil, são destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS).
Nesta quarta-feira, 17, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, previu cerca de 210 milhões de doses ainda no primeiro semestre de 2021. Ainda neste mês, 10 milhões de doses devem ser encaminhadas aos estados, sendo 8 milhões da Sinovac/Butantan e 2 milhões da AstraZeneca/Fiocruz.
Em março, o ministério da Saúde também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca. A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia da produção da matéria-prima (IFA), a Fiocruz deverá entregar mais 110 milhões de doses, com produção 100% nacional. A intenção do Ministério da Saúde é vacinar toda a população do País ainda este ano.