Deputado Jeová Mota participa da criação da APA do Boqueirão e Parque Estadual do Cânion do rio Poti

O Governador Camilo Santana (PT) assinou nesta segunda-feira (28/06) a criação de duas novas Unidades de Conservação (UC) no Estado, o Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti.

Os decretos de criação também contaram com a assinatura dos deputados estaduais Jeová Mota (PDT), Tim Gomes (PDT), Queiroz Filho (PDT) e Walter Cavalcante (MDB), além do titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, dos prefeitos de Crateús, Marcelo Machado (SD), Poranga, Carlos Antonio (PT), Ipaporanga , Amaro Pereira (PT) e da assessora especial do governador Janaína Farias (PT).

O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti possui 3.680,55 hectares de extensão e está localizado entre os municípios de Crateús e Poranga. Já a APA do Boqueirão do Poti tem 63.332,20 hectares e está situada nas cidades de Crateús, Poranga e Ipaporanga,

O estudo técnico que norteou a escolha do local e das categorias das UCs foi coordenado pela Associação Caatinga, organização não governamental do Ceará.

O governador Camilo Santana destacou que as Unidades de Conservação têm potencial para virarem pontos turísticos e de visitação. “Estamos criando essas três novas áreas depois de muito estudo. A APA do Boqueirão do Poti, no qual passa o Rio Poti, um dos principais rios da região, é uma área com relevância enorme da fauna e da flora local. Nosso objetivo é disciplinar a diversidade biológica, assegurando a sustentabilidade dos seus recursos naturais, um local belíssimo, como poucos no mundo”, disse.

Jeová Mota e os prefeitos de Crateús, Poranga e Ipaporanga assinam com o governador Camilo Santana a criação da APA do Boqueirão e Parque Estadual do Cânion do rio Poti

 

O deputado estadual Jeová Mota ressaltou a importância da criação das duas Unidades de Conservação para preservação do patrimônio arqueológico da região.

Para Samuel Portela, biólogo e coordenador técnico da instituição que ficou à frente do trabalho, destacou que Crateús, se consolida ainda mais, como o município do Ceará com a maior quantidade de Unidades de Conservação: 8 no total, sendo 7 destas criadas com o apoio técnico da Associação Caatinga”.

EM TEMPO

O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti foi criado dentro da APA do Boqueirão do Poti. O objetivo da proximidade entre as Unidades de Conservação é garantir a preservação dos fragmentos de flora do território, bem como possibilitar o fluxo de espécies da fauna local e preservar as nascentes que abastecem as comunidades da região.

Além disso, a APA do Boqueirão do Poti passa a ser a maior UC estadual do Ceará. Para se ter uma ideia, a, agora, segunda maior unidade estadual é a APA da Serra de Baturité, com 32.690 hectares, quase metade do território da atual campeã.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade