Dia dos Namorados: conheça história por trás do 12 de junho

O ato de comemorar o Dia dos Namorados ao redor do mundo remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, no dia 14 de fevereiro. Porém, no Brasil essa comemoração acontece no dia 12 de junho.

Instituído em 1949, o Dia dos Namorados no Brasil foi uma campanha criada pelo publicitário João Dória. Ele foi contratado para aquecer as vendas no mês de junho, considerado fraco para o comércio.

Inspirado em datas comemorativas de outros países, Dória propôs criar um novo feriado para incentivar o consumo. A escolha do dia 12 de junho não foi aleatória: ela antecede o dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, conhecido como o “santo casamenteiro”.

A estratégia funcionou. O apelo romântico, somado às ações publicitárias, transformou o Dia dos Namorados em um sucesso.

Ao redor do mundo, o amor é celebrado em fevereiro

Diferente do Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado na maioria do mundo em 14 de fevereiro. Nos Estados Unidos, Canadá, França e Argentina, entre outros países, a origem da data está ligada ao mártir cristão São Valentim.

Valentim foi um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. e ficou conhecido por celebrar casamentos em segredo, contrariando uma ordem do imperador Cláudio II, que havia proibido o matrimônio entre soldados.

Descoberto, Valentim foi preso, recusou-se a renunciar à fé cristã e acabou sendo executado em 14 de fevereiro de 270.

Posteriormente, ele foi canonizado e passou a ser celebrado pela Igreja Católica. A data da sua morte, 14 de fevereiro, foi adotada como o Valentine’s Day.

A celebração cristã também ajudou a substituir a festa pagã da Lupercália, que ocorria na mesma época e estava relacionada à fertilidade e à união de casais.

Dia dos Namorados: cada país com sua data

Embora o 14 de fevereiro seja o mais comum, nem todos os países seguem essa tradição.

Na Espanha, por exemplo, algumas regiões celebram a data em 9 de outubro, enquanto no País de Gales, o dia escolhido é 25 de janeiro.

Cada local adapta a comemoração de acordo com a cultura local, muitas vezes associando-a a figuras religiosas ou folclóricas.

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade