O governador eleito do Ceará Elmano de Freitas (PT), a vice-governadora eleita Jade Romero (MDB) e o senador eleito Camilo Santana (PT) foram diplomados para seus futuros mandatos nesta sexta-feira (16). A cerimônia ocorreu no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Além dos três cargos, também receberam a diplomação os 22 deputados estaduais e os 46 federais eleitos pelos cearenses. A cerimônia iniciou pouco antes das 18h, após a apresentação do hino do Brasil e do Ceará por uma banda da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
A ordem de diplomação foi realizada na mesma sequência que os eleitores votaram nas urnas: deputado federal, deputado estadual, senador e governador. Ao fim, o desembargador Inácio Cortez, presidente do TRE-CE, leu a declaração dos diplomados.
‘ELEIÇÃO EXITOSA E SEGURA’, DIZ PRESIDENTE DO TRE-CE
O discurso inicial foi feito pelo desembargador Inácio Cortez, presidente do TRE-CE, que exaltou todos os colaboradores do pleito e os eleitos “em mais uma eleição exitosa e segura, mesmo em meio a tantos ataque e a divulgação de notícias falsas e infundadas”.
“Nosso processo eletrônico, admirado e respeitado em todo o mundo, foi inteiramente fiscalizado e auditado por diversas instituições nacionais e internacionais, que aprovaram sua segurança em todas as etapas”, pontuou o desembargador.
Para o desembargador, a solenidade marca um “um dia onde renasce a esperança no coração de todos os cearense”. Ele ressaltou ainda a importância do cumprimento das promessas de campanha e também do papel de fiscalização da sociedade.