Na iminência de uma disputa territorial entre os estados do Ceará e Piauí, Ipueiras corre o risco de perder até sete localidades caso o Piauí vença a contenda. Entre essas áreas em litígio estão Verdinhos, Peixe, Mel, Cajueiro dos Mourões, Boa Esperança, Fazenda Agua Branca e Tapera dos Vital.
Essa disputa territorial afeta uma extensa lista de bens e infraestruturas, totalizando 383 itens pertencentes ao Ceará, mas localizados nas regiões em disputa. Dentre esses bens destacam-se escolas, unidades de saúde, torres eólicas, Unidades de Conservação (UCs), assentamentos rurais, terras indígenas, sítios arqueológicos, locais de votação, templos religiosos, estradas, infraestruturas viárias e elétricas.
Entre os bens em risco estão importantes áreas naturais como o Parque do Cânion Cearense do Rio Poti, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti e a APA Serra da Ibiapaba, que abrangem uma vasta extensão dos municípios de Poranga, Croatá, Tianguá, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Carnaubal, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Ipaporanga, Crateús, Viçosa do Ceará e Granja.
Uma reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipueiras, na tarde desta quarta-feira (28), foi marcada por debates acerca da disputa territorial entre os estados do Ceará e Piauí. A discussão girou em torno da possível perda de até sete localidades por parte de Ipueiras, caso o Piauí vença a contenda.