Um dos setores que mais tem sido apenado pelas restrições impostas para conter a disseminação da Covid-19, os bares e restaurantes acumulam dívidas de energia no Ceará. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE), 60% deles estão com as contas de luz atrasadas.
“O Estado já se prontificou a pagar as contas de energia, porém precisamos operacionalizar isso com urgência já que a Enel não está disposta a esperar por nada e rapidamente está cortando a Energia tão essencial a todos.” diz Taiene Tighetto, presidente da Associação.
Ele se refere ao projeto anunciado pelo governador Camilo Santana em live ao longo do último lockdown, já foi aprovado pela Assembleia Legislativa. O Estado ainda anunciou, como fez no ano passado, a quitação das contas de energia de 500 mil famílias classificadas como baixa renda
Os restaurantes foram autorizados a voltar a funcionar com o fim do lockdown de março deste ano, mas seguem regras de ocupação máxima e restrição de horários, como determina o decreto de reabertura da economia do Estado.
“As contas da Enel já têm sido altas, e por não ter como pagar, por não ter como trabalhar, muitas pequenas empresas vem sofrendo cortes de energia e por consequência impedimento de voltar a reabrir seu negócio. Tem sido o golpe final no já endividado pequeno empresário”, protesta o presidente da Abrasel, cobrando agilidade da lei aprovada na Assembleia.
.