Elmano cria Patrulha Rural para policiamento de proximidade

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nessa quarta-feira, 27, uma nova subdivisão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), chamada de Patrulha Rural. Segundo Elmano, a criação do grupamento foi “um pedido” da população. “Escuto do povo da zona rural”, disse ele, “que tenha uma atuação mais direta da Polícia Militar”.

Os agentes que integrarão a Patrulha Rural foram treinados no chamado “policiamento de proximidade”. A prática visa uma relação mais estreita entre as forças de segurança e as comunidades as quais atendem.

Segundo o chefe da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, a Patrulha Rural foi idealizada a partir de diálogos com agricultores. Um dos objetivos, disse ele, é lidar com roubos e furtos de animais, problema apontado pela própria população.

Governo promete 100 unidades da Patrulha Rural até 2024

 

A Patrulha Rural terá, inicialmente, 25 unidades, em 24 municípios cearenses. A implantação começa pelo Norte do Estado, com 12 cidades em sete regiões administrativas:

Litoral Norte

Maciço de Baturité

Serra da Ibiapaba

Sertão de Canindé

Sertão de Crateús

Sertão de Sobral

Vale do Curu

Em seguida, serão criadas unidades em “locais críticos”, nas palavras do secretário, da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). “Áreas mais extensas”, disse Samuel, “que têm que entrar nesse patrulhamento”. Serão quatro municípios:

Fechando a primeira etapa, serão atendidos Sertão dos Inhamuns, Sertão Central e Sul do Ceará. A área tem oito cidades em seis regiões administrativas:

Cariri

Centro-Sul

Litoral Leste

Sertão Central

Sertão dos Inhamuns

Vale do Jaguaribe

O objetivo do governo é que a Patrulha Rural chegue a 100 unidades até 2024. A ordem de implementação será definida pelo setor de inteligência da SSPDS.

 

O Regional | Informação com Responsabilidade
Política, Polícia, Regional, Esporte, Entretenimento, Nacional

Redação: (88) 9.8196 .7462

Todos os Direitos Reservados  –  O Regional – Informação com Responsabilidade